O sistema de CFTV, ou Circuito Fechado de TV, são um dos grandes auxiliares para a segurança de empresas e condomínios atualmente, tendo se tornado, desde alguns anos, parte de nossa vida diária, tornando-se um equipamento usado em praticamente todo o mundo. Apesar de sua grande popularidade, no entanto, e de sua presença em todos os locais, a quantidade de aparelhos instalados não garante ainda a qualidade e efetividade das imagens e das informações colhidas.
Para se instalar um sistema de CFTV é necessário que haja desde o planejamento até a manutenção, garantindo sua funcionalidade, certificando-se de que a empresa instaladora irá garantir o funcionamento do sistema, seu projeto correto, a instalação, a manutenção e a constante operação do mesmo, tornando-o, efetivamente, um equipamento útil para a segurança da empresa ou do condomínio onde está instalado.
É necessário, portanto, que o sistema de CFTV apresente imagens de qualidade, que possam ser analisadas em casos necessários, permitindo que as pessoas e fatos sejam acompanhados com seus detalhes, trazendo validade ao equipamento, com a identificação dos fatos que realmente ocorreram.
Os fatos comprovam o que estamos falando: quantas e quantas imagens podemos ver de assaltos, de assassinatos, de roubos, onde não se consegue identificar os marginais simplesmente porque as imagens não se apresentam claras. Os problemas apresentados pelo sistema de CFTV, muitas vezes, estão relacionados com a falta de um bom projeto, com um investimento subdimensionado, com falta de manutenção e baixa qualidade dos equipamentos, falta de treinamento de pessoal e a falta de operacionalidade, entre outros.
Os problemas criados pela falta de manutenção no sistema de CFTV
Todo e qualquer sistema eletrônico precisa de constante manutenção, devendo ser feita a correta limpeza, os ajustes em casos de divergência de foco, o alinhamento dos equipamentos externos, a configuração correta do sistema e isso deve ser feito por uma empresa que tenha conhecimento do assunto, que seja especializada e que garanta a segurança do local que está sendo protegido por um sistema de CFTV.
Os problemas mais comuns que podem ocorrer com os componentes eletrônicos, principalmente quando instalados externamente, tais como as câmeras e os cabos, são provocados por umidade, poeira, sujeira, goteiras, pequenos insetos, roedores, gordura, poluição, chuva, calor, vento e outros elementos naturais, além daqueles causados por atos de vandalismo, ou com segundas intenções, como a quebra de câmeras para invadir o local, além de acidentes, de quem ninguém está livre.
O acompanhamento técnico do sistema de CFTV deve, desta maneira, ser feito dentro da periodicidade necessária, com condições de atendimento quando surge qualquer problema inesperado, evitando que períodos de pane, sem a visualização da área protegida, possam acontecer.
A manutenção deve ser feita preventivamente, como manutenção periódica, com o objetivo de manter o sistema funcionando e prevenindo falhas do sistema, corrigindo problemas pequenos antes que se tornem maiores, evitando também custos excessivos com a troca de equipamentos que possam prejudicar o sistema quando não analisados com antecedência.
A manutenção corretiva também tem sua grande importância para o sistema de CFTV, quando é necessário consertar ou retificar falhas ocorridas em câmeras ou no próprio sistema. Mas, no caso da manutenção corretiva, trata-se de correção de falha existente, quando não está sendo feita a manutenção preventiva, muito mais barata e mais eficiente, por não precisar perder os acontecimentos da área vistoriada.
Fazer uma manutenção corretiva é comprovar que informações importantes foram perdidas. Isso só vai ocorrer quando o sistema parou repentinamente ou alguma câmera apresentou defeito.
O último tipo de manutenção que deve ser praticado com o sistema de CFTV é a manutenção preditiva, e esta somente é praticada quando os prazos dos componentes estão chegando ao fim de sua validade. Alguns equipamentos possuem esse prazo, que deve ser controlado pela empresa contratada para instalação e manutenção.
Manutenção deve ser feita dentro dos prazos estabelecidos para que o local onde está instalado o sistema de CFTV está protegendo. Afinal, um sistema que não funciona não irá trazer segurança alguma, deixando a área livre para a atuação de marginais e tirando o sono dos condôminos, quando o sistema está num condomínio, ou do empresário, quando o sistema está em sua empresa.