5 dicas para melhorar a segurança em condomínios
Com os índices de violência altíssimos – roubos, sequestros e arrombamentos – todo e qualquer artifício para garantir a segurança é válido, principalmente quando se trata da nossa casa.
Condomínios fechados costumam ser referência em segurança para os moradores, porém podem ocorrer brechas que causem perigos. Por isso, separamos 5 dicas essenciais para melhorar ainda mais a segurança no seu condomínio!
Profissionais Especializados
Contar com profissionais capacitados e especializados para cada função dentro do condomínio é de suma importância. Sempre busque referências, experiência e as especializações do profissional no momento da contratação. Em caso de porteiros, zeladores e seguranças, os mesmos devem demonstrar conhecimentos específicos de cada área, estarem atualizados, saberem aplicar medidas preventivas de segurança, etc.
Segurança Eletrônica
Com os enormes avanços da tecnologia, podemos usá-la a favor da segurança. Sistemas de monitoramento com câmeras 24h, sistemas de alarmes integrados, sensores de presença, entre outros. O investimento em segurança eletrônica nunca é demais!
Controle de Acesso
Controlar todas as pessoas que entram e saem do condomínio é essencial. O porteiro ou até quando utilizado a portaria eletrônica deve questionar para onde o visitante irá e só autorizar a entrada mediante identificação do morador. Caso seja prestador de serviço, checar credenciais do mesmo, crachá e uniforme.
Normas e Políticas Internas
Todo condomínio tem regras internas e elas devem ter como prioridade a segurança dos moradores. Os moradores sempre devem cobrar de síndicos ou responsáveis para que as normas sejam cumpridas corretamente. Podemos citar algumas:
- Cuidados ao abrir portas e portões
- Não acionar abertura do portão automático de grandes distâncias
- Sempre esperar o portão automático fechar ao entrar ou sair
- Receber entregadores na portaria ao invés de na porta do apartamento
- Não deixar chaves com porteiros ou aqueles famosos “locais secretos” como embaixo do tapete
Procedimentos de Emergência
Caso ocorra algum incidente, ter um protocolo de emergência será de grande utilidade. Números de telefones úteis ou até senhas para acelerar a comunicação entre moradores e funcionários, como vigilantes, porteiros e seguranças.
Curtiu nossas dicas? A BHcom conta com mais de 20 anos de experiência em segurança e automação. Entre em contato conosco!
Não deixe de conferir nossos conteúdos. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas novidades!
Deixe uma resposta